Na plataforma Miners Compass, oferecemos 4 opções de coleta de respostas para a sua pesquisa:

  • Coleta de respostas por link;
  • Coleta de respostas por e-mail;
  • Coleta de respostas integrada ao site;
  • Coleta por meio do painel de Respondentes MeSeems.

Neste artigo, mostramos o passo a passo para coletar respostas para sua pesquisa via e-mail.

Agora, vamos explicar como editar o template padrão do e-mail ao optar por esse coletor, sem que seja necessário fazer alterações no código HTML.

Como editar o template padrão de e-mail (coleta via e-mail)

Como mostra o vídeo, agora é possível personalizar o e-mail de envio de pesquisa no formato de texto. Para isso, siga os passos abaixo:

No painel principal, selecione a pesquisa desejada. Você será direcionado para a página de resumo da sua pesquisa.

1. Na página de resumo da pesquisa, você deve clicar em COLETORES, na parte superior da tela, para selecionar como pretende obter respostas para a sua pesquisa. Na tela seguinte, selecione a opção “E-mail”.

2. Na página seguinte, preencha todas as informações solicitadas, incluindo nome e e-mail do remetente, e o assunto do e-mail.

3. Em seguida, clique em "+Adicionar lista" e, na janela nova, escolha a lista de contatos para a qual você deseja enviar a pesquisa, clicando na seta localizada ao lado da lista de contatos desejada.

4. Agora, você pode escolher se deseja enviar um e-mail com o link para a pesquisa para todos os contatos da lista selecionada, ou se deseja limitar o envio para um número específico.

No campo "Enviar para lista inteira?":

a) Caso deseje enviar o e-mail para toda a lista, selecione "Sim".

b) Se preferir enviar este e-mail para um número específico de contatos, selecione "Não" e, em seguida, informe o número limite de envios dentro da lista selecionada previamente.

Obs: Se a quantidade de envio informada neste campo for menor que o número total de contatos na lista, os contatos que receberão o envio com o link da pesquisa serão escolhidos aleatoriamente, respeitando o número de envios determinado.

5. Se quiser redirecionar os respondentes para uma página específica após completarem o questionário, utilize o campo "URL de Redirecionamento".

6. Para facilitar o seu trabalho, criamos uma mensagem padrão de envio de pesquisa por e-mail. Entretanto, é possível fazer alterações no conteúdo do e-mail padrão da MindMiners, como mostramos no vídeo acima. Você pode escolher entre fazer edições no formato padrão, em forma de texto, ou no próprio código HTML do e-mail.

Parâmetros de e-mail para personalização

A personalização através de parâmetros de e-mail nada mais é do que o uso de informações dos destinatários no template da mensagem para criar uma comunicação dirigida.

Para poder usar a personalização é preciso, antes de tudo, que você tenha gravadas na sua lista de contato as informações dos destinatários que pretende usar. Se você pretende enviar uma mensagem chamando cada destinatário pelo nome, então a sua base de dados deve ter, além dos emails dos contatos, também o nome de cada um. Da mesma forma ocorre com as demais informações: Cidade, Estado, Sexo, etc.

Para incluir parâmetros personalizados de e-mail no template, clique no ícone “inserir parâmetros”, no menu inferior ao campo da mensagem do e-mail.

As opções básicas são:

  • {Email} -> o remetente irá ver o seu e-mail;
  • {FirstName} -> o remetente irá ver o seu primeiro nome;
  • {ID} -> o remetente irá ver o seu número de identificação, de acordo com a informação da lista de contatos;
  • {LastName} -> o remetente irá ver o seu sobrenome;
  • {Survey:Title} -> o remetente irá ver o título da pesquisa.

Além dos parâmetros básicos, ali também irão aparecer os parâmetros personalizados de acordo com a lista de contatos selecionada. Por exemplo, se você incluir uma coluna com uma parametrização diferente na sua lista de contatos, e mesma também irá aparecer junto às demais opções.


Observação: Esses outros parâmetros só irão aparecer depois que você adicionar a lista de contatos. Além disso, se você subir duas listas de contatos em um mesmo coletor via e-mail, os parâmetros personalizados só estarão disponíveis caso existam em ambas as listas, ok?

7. Para selecionar o formato desejado, clique em "Padrão" ou "HTML" no canto direito, logo acima do espaço de edição de texto. Então, faça as alterações que desejar no template do e-mail - para isso, você pode utilizar o menu de opções na parte inferior da caixa de mensagem do e-mail e personalizá-lo da maneira que preferir.

Importante: Antes de gerar o coletor e enviar o e-mail com o link para a sua pesquisa, é importante revisar todo o conteúdo - afinal, se você está mandando esse link para os seus clientes, é importante que a mensagem não contenha erros ortográficos, por exemplo. Também é aconselhamos testar todos os links e imagens incluídos, assim como garantir que o link da pesquisa esteja funcionando normalmente.

8. Para ver como o seu e-mail ficou antes de enviá-lo, clique no ícone "Pré-visualizar", abaixo da caixa de mensagem do e-mail. Para concluir, clique em "Gerar Coletor". Pronto - o e-mail será enviado para a lista de remetentes.

Encontrou sua resposta?