Na plataforma Miners Compass, oferecemos 4 opções de coleta de respostas para a sua pesquisa:

  • Coleta de respostas por link;
  • Coleta de respostas por e-mail;
  • Coleta de respostas integrada ao site;
  • Coleta por meio do painel de Respondentes MeSeems.

Abaixo, mostramos o passo a passo para coletar respostas via e-mail.

Para coletar respostas por e-mail ou através de e-mail marketing, existem duas etapas essenciais: a criação de uma lista de e-mail e a definição das configurações de envio.

Criação ou importação de lista de e-mail

1. Primeiramente, você precisa cadastrar uma lista de e-mails. É bastante simples: no menu lateral esquerdo, clique no seu nome do seu usuário (no topo) e selecione o terceiro item - "Lista de Contatos".

2. Clique no botão "Criar Nova Lista".

3. Na nova janela, escolha um nome para essa lista, e depois clique em "Confirmar".

4. Para importar a sua lista corretamente, é importante seguir os parâmetros de preenchimento de sua listagem, conforme as orientações mostradas na plataforma. É possível criar sua listagem a partir de um arquivo Excel e, depois, salvá-la como CSV ou TXT.

5. Selecione o arquivo com a sua lista e em seguida clique em "Enviar". Uma mensagem com o número de contatos será apresentada na tela. Pronto - lista importada com sucesso! Agora, vamos para as configurações de envio.

Configurações de envio de respostas por e-mail

No painel principal, selecione a pesquisa desejada. Você será direcionado para a página de resumo da sua pesquisa.

6. Na página de resumo da pesquisa, você deve clicar em COLETORES, na parte superior da tela, para selecionar como pretende obter respostas para a sua pesquisa. Na tela seguinte, selecione a opção “E-mail”.

7. Na página seguinte, preencha todas as informações solicitadas, incluindo nome e e-mail do remetente, assunto do e-mail e conteúdo do e-mail. Se quiser redirecionar os respondentes para uma página específica após completarem o questionário, utilize o campo "URL de Redirecionamento".

8. Se quiser identificar os respondentes da sua pesquisa, deixe a função "Identificar Respondentes" ativa. Além disso, é preciso ter colocado o campo com ID na lista de contatos. Nesse artigo, explicamos como fazer isso.

9. Se quiser limitar o número de envios de e-mail, em "Enviar para a lista inteira?", selecione a opção NÃO, e em "Número limite de envios", digite a quantidade que deseja enviar (se a quantidade for menor que o número total de contatos da lista, serão escolhidos contatos de forma aleatória).

Antes de enviar, é importante revisar todo o conteúdo - afinal, se você está mandando o link para os seus clientes, é importante que a mensagem não contenha erros ortográficos, por exemplo. 

Para facilitar o seu trabalho, criamos uma mensagem padrão de envio de pesquisa por e-mail.

10. Para ver como o seu e-mail ficou antes de enviá-lo, clique no ícone "Preview", embaixo da caixa de mensagem do e-mail. Para concluir, clique em "Gerar Coletor". Pronto - o e-mail será enviado para a lista de remetentes.

Nesse vídeo curtinho, mostramos como é fácil preencher o conteúdo do e-mail:

Encontrou sua resposta?