Uma dúvida muito comum das pessoas que estão interessadas em realizar pesquisa de mercado aparece na hora de escolher qual metodologia utilizar, isto é, qual método de coleta é o ideal para trazer as respostas para o problema de pesquisa em questão.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma metodologia quantitativa e como e quando utilizá-la. Além disso, vamos mostrar as principais diferenças entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa. Ambas as metodologias apresentam dados e insights importantes na tomada de decisão, e podem inclusive ser trabalhadas em conjunto.

O que é a pesquisa Quantitativa?

A pesquisa quantitativa, ou quanti, busca quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar. Essa é a metodologia de pesquisa utilizada nas pesquisas da plataforma Miners Compass.

Como funciona esse tipo de pesquisa?

As informações declaradas pelos seus respondentes são traduzidas em números e contempladas em uma única métrica, facilitando a análise dos resultados. Para ilustrar como realizar uma pesquisa quantitativa, vamos mostrar como elaboramos a pesquisa da Black Friday 2017 por meio da plataforma Miners Compass.

Pesquisa quantitativa: Black Friday 2017

Um dos objetivos dessa pesquisa era compreender quais categorias de produtos os respondentes pretendiam comprar durante a Black Friday.

Para esta questão, utilizamos uma pergunta com respostas múltiplas, ou seja, dentre as várias opções de resposta, cada respondente poderia selecionar quantas alternativas quisesse (não sendo limitado a escolher apenas uma opção). Ao utilizar uma metodologia quantitativa, as opções de respostas já estão "fechadas", em sua maioria, de forma a transformar as respostas em uma única métrica e facilitar a análise dos dados.

Por exemplo: vamos supor que você tem 1000 respostas na sua pesquisa. Desse total, 100 respondentes declararam que desejam comprar um celular na Black Friday. Em uma análise quantitativa, isso significa que 10% dos respondentes da pesquisa desejam comprar um celular.

O cálculo é realizado da seguinte maneira

100 (respostas compra celular) / 1000 (amostra) = 0,10

E em seguida buscamos transformar esse número 0.10 em percentual (omo o nome "já diz" perCENtual).

0,10 * 100 = 10%

Assim, sabemos que 100 respostas, no total de amostra (1000) da sua pesquisa, representa, em valores percentuais, 10%.

"Mas, eu vou precisar calcular isso para cada opção de resposta?"

Não se preocupe - Você não precisa calcular isso. A Miners Compass já faz isso automaticamente para você:

Na página de Resultados, você consegue ver as porcentagens de cada resposta dentro de cada pergunta automaticamente - sem que seja necessário realizar qualquer cálculo.

Essa é a principal característica de uma pesquisa quantitativa: a possibilidade de transformar respostas em um único número, percentual ou numérico, para análise rápida.

Agora, se você realizar uma pesquisa qualitativa e fizer a mesma pergunta para 1000 respondentes, você teria que analisar cada uma das respostas. Se, por exemplo, as pessoas respondessem "comprar um Iphone" ou "comprar um celular Samsung", você teria que grupá-las manualmente, para em seguida comparar com o restante das respostas e ver qual é a porcentagem de pessoas que quer comprar um celular. Trabalhoso, não?

Pensando em cada etapa do processo de construção de uma pesquisa, vamos agora explicar as principais características da pesquisa quantitativa.

1- Objetivos da pesquisa

A pesquisa quanti é muitas vezes utilizada quando se quer validar estatisticamente uma hipótese.

Continuando com nosso exemplo, uma das hipóteses que queríamos investigar era se os brasileiros têm costume de comprar presentes de Natal durante a Black Friday, já que as datas dos eventos são muito próximas.

O que descobrimos, com uma amostra de 300 respondentes, e conseguimos comprovar com a pesquisa quantitativa, é que 60% dos respondentes preferem comprar os presentes de Natal mais próximo ao dia 24/12. Enquanto isso, os demais 40% declararam aproveitar os descontos da Black Friday para antecipar as compras de Natal.

Como mostramos, com a pesquisa quantitativa é mais fácil mensurar as respostas dos participantes e transformá-las em dados para posterior análise dos resultados de uma forma simplificada e de fácil compreensão.

2 - Estrutura do questionário

Uma das principais diferenças entre estas duas metodologias - quanti e quali - são o modelo de coleta de informações.

  • Em pesquisas quantitativas é elaborado um questionário estruturado, ou seja, com questões pré-formuladas.
  • Já em pesquisas qualitativas, os roteiros podem seguir técnicas não estruturadas, onde os entrevistadores tem mais liberdade para modificar as perguntas durante a entrevista, sempre buscando extrair o máximo de insights possíveis do respondente.
  • As pesquisas qualitativas podem também ser semi-estruturadas, trabalhando com os dois métodos de coleta. Seu principal diferencial é a busca de respostas mais aprofundadas com relação às opiniões dos respondentes, no qual o entrevistador segue um roteiro pré-definido, mas pode direcionar ou instigar respostas para extrair informações mais concretas dos respondentes - e não somente respostas como "Ok", "Gosto", ou "Não sei".

3 - Tipos de pergunta: pesquisa quantitativa

Elaborar um questionário com uma metodologia quantitativa é muito simples com a Miners Compass: você pode criar um questionário do zero, do jeito que quiser, seguindo os passos e dicas apresentadas na Central de Ajuda, ou então economizar tempo e utilizar um dos nossos 40 questionários prontos para uso, que exigem apenas alguns ajustes mínimos por parte do usuário.

Para criar o questionário da pesquisa sobre a Black Friday, trabalhamos com o levantamento de diferentes hipóteses, com foco em identificar o comportamento e as preferências de compra dos consumidores brasileiros. Para tornar a pesquisa mais interativa e completa, utilizando diferentes tipos de perguntas, como Resposta Única, Resposta Múltipla, Resposta aberta e Matriz de respostas.

EXEMPLOS DE FORMATO DE PERGUNTA

RESPOSTA ÚNICA

Em uma pergunta do tipo Resposta Única, são oferecidas opções de resposta ao respondente, que pode escolher apenas uma delas.

No exemplo acima, não existe a opção ou possibilidade de um respondente declarar que "Sim" e "Não": ou você conhece a Black Friday ou não. Parece uma pergunta simples, mas em pesquisas qualitativas, até mesmo essa pergunta pode gerar respostas confusas, que podem dificultar o trabalho de análise dos resultados.

RESPOSTA ABERTA

Entretanto, em uma pesquisa quantitativa, você também pode (e deve) incluir perguntas do tipo Resposta Aberta, nas quais os respondentes podem se aprofundar sobre o assunto em questão, como acontece em pesquisas qualitativas.

Neste exemplo da pesquisa da MindMiners sobre a campanha Novembro Azul, queríamos que os respondentes explicassem, com suas próprias palavras, como esse tipo de campanha pode contribuir para a conscientização da prevenção do câncer de próstata. Dessa forma, a pesquisa quantitativa também pode ser utilizada para investigar e entender melhor a opinião dos respondentes sobre um assunto específico, sem perder a qualidade e a autenticidade das respostas.

Dessa forma, com respostas no formato aberto, é possível colher insights de uma pergunta com caráter qualitativo, dentro de uma metodologia quantitativa.

4 - Coleta de Respostas

Uma parte muito importante tanto em pesquisas de metodologia quantitativa quanto de pesquisas qualitativas é a escolha da amostra dos respondentes da pesquisa, assim como a forma de coleta de respostas.

Em pesquisas qualitativas, geralmente são realizadas com grupos focais, entrevistas individuais presenciais com respondentes, ou, em alguns casos, as entrevistas são realizadas por telefone. Por conta disso, nas pesquisas qualitativas, a coleta das respostas demanda mais tempo, e muitas vezes é necessário ter uma equipe voltada para a realização das entrevistas e para coletar o número total de respostas necessárias dentro da amostragem escolhida.

Além disso, como já mencionamos, a pesquisa qualitativa vai sempre seguir um guia semi estruturado para garantir que todos os tópicos considerados serão abordados, mas os participantes são estimulados para explicar as motivações e razões por trás do seu comportamento, o que pode revelar outras barreiras e problemas estruturais que não haviam sido considerados antes.

Em contrapartida, as pesquisas quantitativas geralmente tomam menos tempo, principalmente quando podem ser realizadas online - como acontece nas pesquisas com painel de respondentes da MindMiners, o MeSeems.

Seguindo com o nosso exemplo, para a pesquisa da Black Friday utilizamos o painel de respondentes MeSeems, onde definimos o perfil dos respondentes como sendo: de ambos os sexos, das classes A, B ou C, com idades entre 18 e 50 anos, das 5 regiões do Brasil.

Além da possibilidade de definir um target bem específico dos respondentes da pesquisa, com o painel MeSeems, as respostas são coletadas em até 24 horas, e o tempo máximo para entrega dos resultados da pesquisa é de 5 dias - o que é praticamente impossível em pesquisas qualitativas de institutos tradicionais.

5 - Análise dos resultados

Enquanto nas pesquisas qualitativas as informações coletadas serão analisadas destacando-se pontos como comentários, frases relevantes, sentimentos e emoções que transpareceram ao longo da pesquisa, no relatório da pesquisa quantitativa o espaço para interpretações é menor. As conclusões são expressas por índices, tabelas e gráficos. Assim, um subsidiará insights, e o outro tomada de decisões pontuais.

Como resultado disso, o tempo de entrega dos resultados em uma pesquisa quantitativa é geralmente muito menor em relação à pesquisa qualitativa, principalmente quando feita online.

Na plataforma da MindMiners, além da possibilidade de acompanhar os resultados da pesquisa em tempo real, oferecemos diversas formas de exportação de resultados:

  • Formato Excel com colunas agregadas;
  • Formato Excel com colunas separadas;
  • Formato Excel compilado;
  • SPSS;
  • Formato Word (Relatório automático).

O formato em Word é um relatório automático, no qual os resultados da pesquisa são apresentados na forma de gráficos, tabelas e porcentagens, com um espaço para inclusão de texto analítico.

Esse formato é ideal para o envio dos resultados de sua pesquisa para os seus clientes ou para a sua equipe, pois facilita a visualização e a compreensão das informações fornecidas.

Dessa forma, em uma pesquisa quantitativa, é mais fácil traduzir os dados da pesquisa em gráficos e tabelas, facilitando a análise de resultados e, consequentemente, a tomada de decisão com base nos insights coletados.

E se o que eu estou procurando não for a metodologia de pesquisa quantitativa?

É importante ressaltar que a escolha de uma metodologia não necessariamente exclui a outra. Existem projetos nos quais os nossos clientes trabalham com as metodologias quantitativa e qualitativa em conjunto, em diferentes etapas do planejamento estratégico.

Em resumo, a pesquisa qualitativa busca colher informações que necessitam de um conhecimento aprofundado, como, por exemplo, para compreender motivações e razões de determina ação por parte do seus consumidores. Desse modo, a pesquisa qualitativa costuma ser utilizada para geração de ideias, teorias e hipóteses, as quais podem ser utilizadas posteriormente em sua pesquisa quantitativa. Além disso, a amostra de pesquisas qualitativas é normalmente pequena, por conta de seu alto custo, desde a realização das entrevistas até análise dos resultados.

Encontrou sua resposta?