Ao criar um questionário de pesquisa na plataforma Miners Compass, um dos tipos de perguntas mais importantes é o formato Resposta Única. Neste artigo vamos te mostrar quando você pode usar o formato e como usá-lo.

O formato de pergunta Resposta Única, como o próprio nome apresenta, permite que seus entrevistados escolham somente uma única alternativa de resposta, dentre todas as opções fornecidas.

Exemplos práticos de uso de perguntas Resposta Única

Ao utilizar um coletor via e-mail ou link, você pode incluir perguntas de caráter demográfico para entender qual o sexo ou idade de seus respondentes. Para estes casos utilize a pergunta do tipo Resposta Única:

Qual o seu gênero?

  • Masculino
  • Feminino
  • Prefiro não responder

No exemplo acima, os respondentes que declararem que são do gênero masculino, não devem responder que são também do gênero feminino. Eles devem escolher somente 1 alternativa.

Outro exemplo são as perguntas de Sim ou Não, na questão abaixo seus respondentes sabem se consumiram ou não refrigerante nos últimos 7 dias, só existem duas opções de alternativas exclusivas:

Você consumiu refrigerante nos últimos 7 dias?

  • Sim
  • Não

Para usar esse tipo de pergunta, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Na parte superior direita do seu questionário, selecione a aba Editor do questionário.

2. A pergunta do tipo Resposta Única vem como padrão, isto é, ela já é apresentada como a primeira opção dentre os demais formatos de perguntas disponíveis.

Caso ela não esteja com o padrão da imagem acima, clique na caixa dos formatos de perguntas, localizada na barra superior de criação da pergunta, e selecione a opção Resposta Única.

3. Insira as alternativas e enunciado desejado. Pronto!

Para conhecer os outros tipos de questões que disponibilizamos na nossa plataforma e ter ideias de como estruturar melhor o seu questionário, acesse o artigo Quais são os formatos de perguntas disponíveis.

Encontrou sua resposta?