Na plataforma Miners Compass, você pode aplicar diversos tipos de perguntas em um questionário de pesquisa. Cada uma dessas variações, no entanto, possui usos específicos e pode ser apresentada com opções de formatação diferentes de acordo com o objetivo da sua pesquisa.

Abaixo, explicamos os diferentes formatos de perguntas que você pode usar na nossa plataforma:

1. Resposta Única

Neste tipo de pergunta, são oferecidas diversas opções de resposta ao respondente, que deve escolher apenas uma delas. Um uso comum desse tipo de pergunta é para medir a satisfação de consumidores em relação a um produto/serviço como, por exemplo, numa pesquisa de satisfação utilizando o NPS.

Outros exemplos:

Você realizou alguma compras online no último mês?

  • Sim
  • Não

Com que frequência você consome bebidas alcóolicas?

  • Menos de uma vez por semana.
  • De uma a duas vezes por semana.
  • Mais de duas vezes por semana.

Se quiser, é possível aplicar lógica em perguntas do tipo “Resposta Única” e direcionar o respondente a questões específicas. Saiba mais sobre lógica de questionário.

2. Resposta Múltipla

Neste tipo de pergunta, são oferecidas diversas opções de resposta ao respondente, que pode escolher mais de uma alternativa. Por ser bem flexível e fácil de entender, é o tipo de pergunta mais usada em questionários de pesquisa de mercado. Dependendo do objetivo, as respostas podem representar um item só ou uma combinação de itens, e o respondente pode ter um limite de escolhas ou não.

Exemplo:

Um respondente poderia, por exemplo, 3 itens na mesma questão.

3. Resposta Aberta

Esse tipo de pergunta deve ser utilizado quando quiser oferecer ao respondente a possibilidade de responder com suas próprias palavras.

Nas configurações de Resposta Aberta, você pode selecionar diferentes formatos de resposta, como Texto Livre, Número Inteiro, Número decimal, CPF, Data, E-mail, entre outros.

Exemplo:

Ainda em configurações de Resposta Aberta, é possível limitar o número de palavras na resposta, que vão desde só palavra até 500 palavras no total. Por exemplo, se estiver procurando uma resposta como o nome de uma marca ou produto, você pode escolher um limite menor de palavras.

Se estiver buscando uma resposta mais completa e exploratória, você pode oferecer um número maior de palavras para os respondentes.

A vantagem principal desse tipo de pergunta é que o respondente expõe exatamente o que pensa, o que permite uma análise de resultado mais precisa. É geralmente usada como complemento de outra pergunta, para justificar alguma resposta anterior ou para direcionar outras perguntas de resposta fechada que podem apresentar resultados mais conclusivos.

4. Matriz

Esse tipo de pergunta permite que o respondente avalie uma série de itens usando a mesma escala. A vantagem desse tipo de pergunta é de facilitar o processo de criação do questionário por permitir que várias perguntas sejam respondidas usando a mesma referência de avaliação. Aqui, podem ser usadas matrizes de resposta única ou de resposta múltipla.

Exemplo de Matriz de Resposta Múltipla:

Existem alguns tipos de perguntas escala que podem ser usados nas perguntas tipo matriz. A mais comum e indicada é a Likert. Esse tipo de escala mede tanto a direção (favorável ou não) quanto o grau (quanto o respondente é favorável). O respondente opta entre níveis de uma escala de pontos, que varia entre “extremamente positivo“ e “extremamente negativo“ dependendo do que está sendo avaliado.

5. Ranking

Nesse tipo de pergunta, o respondente ordena as alternativas de acordo com uma escala, que pode ser em função da sua preferência ou outro fator que é determinado no questionário. Ela permite compreender valores relativos, mas não demonstra o grau de diferença entre as alternativas.

Exemplo:

6. Upload de Imagem da Biblioteca e Captura de Foto de Câmera

Nesse tipo de pergunta, o respondente pode fazer o upload de uma imagem ou tirar uma foto com o celular para ilustrar algum tipo de informação que envolva uma uma tarefa compartilhada com os respondentes. Por exemplo, é possível, principalmente em pesquisas de ponto de venda, pedir que o respondente tire fotos da gôndola do supermercado ou do que ele comeu no jantar.

Exemplo:

7. Página

Esse tipo de pergunta funciona como uma “Pergunta Informativa”, pois nesse caso, a finalidade dela não é de obter respostas dos respondentes, mas sim de passar alguma informação e/ou instrução para os participantes.

Por exemplo, se quiser criar uma página de instruções e de encerramento personalizadas nas suas pesquisas, ao usar o formato “Página”, você consegue criar um botão de "Começar" e "Terminar" ao invés de opções de respostas.

Exemplo:

8. Anotação

Esse formato de pergunta, na verdade, não tem a função de pergunta – ele funciona como um espaço para que você faça anotações para as pessoas que estão editando o questionário. O texto de uma pergunta do tipo anotação não será visível para os seus respondentes.

Encontrou sua resposta?