Depois de elaborar as perguntas do seu questionário, é a hora de incluir lógica. Nesse artigo, explicamos o que é lógica de questionário e quando você deve utilizar esse recurso.

Recentemente, a MindMiners lançou uma nova lógica de questionário chamada lógica de espelhamento. Essa funcionalidade está disponível para usuários dos planos Basic, Professional e Enterprise da nossa plataforma de pesquisa automatizada, a Miners Compass.

O que é

A lógica de espelhamento de respostas está contemplada dentro da opção de lógica de Exibição. Com ela, é possível afunilar várias opções de resposta de uma pergunta para outra com base nas seleções dos respondentes.

Por exemplo: Com a lógica de espelhamento, ao perguntarmos quais marcas o respondente conhece (sendo X, Y e Z as opções de resposta), caso ele selecione apenas as opções X e Z, a opção de resposta Y não aparecerá como alternativa na próxima pergunta.

Dessa forma, você pode espelhar todas as respostas que o respondente selecionou e, com isso, prosseguir de perguntas mais abrangentes para perguntas específicas.

Além do espelhamento de alternativas de respostas, essa lógica de exibição também permite espelhar linhas em questões nos formatos Matriz e de Ranqueamento. Abaixo, explicamos como utilizar a lógica de espelhamento de alternativas e de linhas de respostas.

Como usar: espelhamento de alternativas

No vídeo abaixo, explicamos como utilizar a lógica de espelhamento em suas pesquisas por meio da plataforma MinersCompass.

1. Na página Editor de Questionário, selecione a pergunta onde você deseja aplicar lógica, utilizando o menu lateral direito de sua tela.

 2. Após clicar em “Lógica“, duas opções serão disponibilizadas, “Pulo” e “Exibição”. Selecione "Exibição" para ter acesso à lógica de espelhamento de respostas.

3. Clique no botão "+ Nova Regra", e então, no primeiro menu, selecione "Espelhar". Em seguida, clique na caixa vazia embaixo e selecione a questão cujas alternativas você deseja espelhar na questão selecionada. No exemplo do vídeo, como queremos espelhar as alternativas de respostas da primeira pergunta do questionário, selecionamos a questão 1.

4. Para visualizar seu questionário e testar a lógica de espelhamento, clique em "Pré-Visualizar". Com essa função, você poderá visualizar uma versão teste do seu questionário, como se estivesse respondendo à pesquisa.

 5. Para salvar as alterações no questionário, clique no botão "ATUALIZAR", no menu superior direito. Você será automaticamente redirecionado para a página COLETORES para selecionar como deseja coletar as respostas da sua pesquisa.

Como usar: espelhamento de linhas

1. Na página Editor de Questionário, selecione a pergunta onde você deseja aplicar lógica, utilizando o menu lateral direito de sua tela. O espelhamento de linhas está disponível em questões nos formatos matriz e ranqueamento.

 2. Após clicar em “Lógica“, duas opções serão disponibilizadas, “Pulo” e “Exibição”. Selecione "Exibição" para ter acesso à lógica de espelhamento.

3. Clique no botão "+ Nova Regra", e então, no primeiro menu, selecione "Espelhar". Então, selecione o botão do lado direito e escolha "Linhas" nas opções.

4. Em seguida, clique na caixa vazia embaixo e selecione a questão cujas linhas você deseja espelhar na questão selecionada. No exemplo do vídeo, como queremos espelhar as linhas da quarta pergunta do questionário, selecionamos a questão 4.

5. Para visualizar seu questionário e testar a lógica de espelhamento, clique em "Pré-Visualizar". Com essa função, você poderá visualizar uma versão teste do seu questionário, como se estivesse respondendo à pesquisa.

6. Para salvar as alterações no questionário, clique no botão "ATUALIZAR", no menu superior direito. Você será automaticamente redirecionado para a página COLETORES para selecionar como deseja coletar as respostas da sua pesquisa.

Encontrou sua resposta?