Depois de elaborar as perguntas do seu questionário, é a hora de incluir lógica. Nesse artigo, explicamos o que é lógica de questionário e quando você deve utilizar esse recurso.

Como funciona a exibição

Uma questão ou alternativa aparece somente para os respondentes que marcaram uma ou mais alternativas em determinadas questões anteriores. Há três opções: mostrar, esconder ou espelhar. É possível também utilizar argumentos como E, OU, E SE e OU SE para criar lógicas de exibição mais complexas.

Como fazer

1. Na página de Edição de Questionário, selecione a pergunta onde você deseja aplicar lógica.

2. Utilizando o menu lateral da sua tela, clique em Lógica:

3. Escolha a opção Exibição.

4. Selecione o primeiro campo - Mostrar

Você pode utilizar a lógica de exibição com base em uma questão ou alternativa anterior:

5. Após selecionar o campo mostrar e questão/alternativa, você deve incluir a lógica, agora utilizaremos o exemplo abaixo para mostrar como aplicar a lógica.

Agora, utilizaremos o exemplo abaixo para mostrar como aplicar a lógica.

Exemplo da lógica de questionário "Exibição"

Opção "mostrar"

Ao pensarmos em uma pesquisa sobre o consumo de produtos de determinada marca, caso sua primeira pergunta seja sobre quais produtos dessa marca as pessoas já compraram, as opções de resposta podem ser da seguinte maneira:

A segunda pergunta desse questionário pode ser direcionada somente para quem declarou Produto A na primeira questão:
 Para esse caso, utilizamos a técnica de Exibição. Mostrando a questão somente para quem escolheu a alternativa A na questão 1.

Combinação de regras de exibição E, OU, E SE, OU SE

A combinação de regras de exibição segue questões de lógica: nesse artigo, vamos analisar as duas mais simples: E e OU. 

E: ao utilizar essa regra, somente os respondentes que declaram assistir televisão E também ouvir rádio vão receber a questão selecionada. Se, por exemplo, um respondente declarar assistir televisão, mas afirmar que NÃO ouve rádio, ele não irá visualizar esta questão.

OU: ao utilizar essa regra, os respondentes que declaram assistir televisão OU aqueles que declararam ouvir rádio vão receber a questão selecionada. Portanto, neste caso, se um respondente declarar assistir televisão, mas afirmar que NÃO ouve rádio, ele irá receber a questão.

Essa lógica trabalha com agrupamento das três opções de respostas: quem somente assistiu televisão OU quem somente ouviu rádio OU quem realizou ambas ações.

Nesse artigo, explicamos como usar as regras de exibição mais complexas E SE e OU SE.

Atenção!

Depois de colocar as lógicas de exibição, clique em Fluxo no menu superior para ter uma visualização geral.

Recomendamos priorizar as lógicas de exibição ao invés das lógicas de pulo, por serem mais simples e intuitivas tanto para elaborar o questionário quanto para revisar.

Caso você utilize o Painel de Respondentes MeSeems para coletar as respostas da sua pesquisa e, precise de um perfil avançado de respondentes como por exemplo: consumidores de cerveja. Nesse caso, não será necessário inserir no questionário a questão "Você consome cerveja?" e colocar lógicas para as respostas Sim e Não, pois o painel selecionará apenas respondentes que consomem sucos, descartando perfis que não fazem parte da amostra que você deseja. Nesse artigo, disponível no blog da MindMiners, explicamos como funciona a seleção dos perfis avançados no Painel MeSeems.

Encontrou sua resposta?