Depois de elaborar as perguntas do seu questionário, é a hora de incluir lógica. Nesse artigo, explicamos o que é lógica de questionário e quando você deve utilizar esse recurso.

1. Na página de Edição de Questionário, selecione a pergunta onde você deseja aplicar lógica, utilizando o menu lateral direito de sua tela:

2. Após clicar em “Lógica“, duas opções serão disponibilizadas, “Pulo” e “Exibição”:

  • Aplique a lógica “Pulo” para permitir que um respondente pule uma ou mais questões de acordo com a resposta dele em uma determinada questão.
  • Aplique a lógica “Exibição” para permitir que uma questão ou alternativa apareça somente para os respondentes que marcaram uma ou mais alternativas em determinadas questões anteriores. É possível também utilizar argumentos como E e OU para criar lógicas de exibição mais complexas.

Exemplo da lógica de questionário “Pulo”:

Na imagem acima, o pulo é a possibilidade de direcionar o seu respondente que marcar a alternativa “a” ou “b” na questão de número 2, diretamente para a questão 4, pulando a pergunta de número 3. Já os respondentes que declararam consumir a marca Z (alternativa “c”) ou outra marca (alternativa “d”) serão direcionados para o final do questionário.

Exemplo da lógica de questionário “Exibição”:

Como a imagem mostra, é possível mostrar ou ocultar uma pergunta/questão, de acordo com respostas anteriores. No print, selecionamos mostrar a questão somente se o respondente tiver selecionado a resposta “a” na pergunta de número 5.

O diferencial de trabalhar com a lógica de “Exibição“ é sua possibilidade de criar lógicas de perguntas, utilizando E,OU, OU SE e E SE.

Encontrou sua resposta?