Nesse artigo, iremos explicar como utilizar o embaralhamento, um dos recursos de edição de questionários da nossa plataforma de pesquisa automatizada.

O embaralhamento de respostas pode ser utilizado para minimizar o viés de ordem da pergunta e melhorar a qualidade geral dos dados. Esse recurso permite randomizar as respostas de uma pergunta no seu questionário.

Dentro das opções de embaralhamento, existem duas possibilidades:

1. Embaralhamento de alternativas: O embaralhamento de alternativas é útil quando queremos que as alternativas apareçam em uma sequência diferente para cada respondente, de modo a evitar viés nas respostas. Listagens de marcas e de frases são exemplos nos quais essa funcionalidade é usada.

2. Embaralhamento de blocos: Nesse caso, é possível dividir as questões em blocos de perguntas e embaralhar os blocos entre si ou somente as perguntas dentro dos blocos. Existem quatro possibilidades: blocos unitários, blocos sequenciais, blocos de embaralhamento e blocos de rodízio.

Embaralhamento de alternativas

Essa lógica serve para randomizar ou modificar a ordem das opções de respostas para os diferentes respondentes. Em questões que listam marcas ou frases, como no exemplo abaixo, é um recurso interessante para evitar que as alternativas apareçam sempre na mesma ordem e a com isso as respostas sejam de algum modo enviesadas.

Mas cuidado: nem sempre devemos embaralhar as alternativas (vamos falar sobre isso mais pra frente).

QUANDO USAR: O embaralhamento é útil quando queremos que as alternativas apareçam em sequência diferente para cada respondente, de modo a evitar viés nas respostas. Listagens de marcas e de frases são exemplos.

QUANDO NÃO USAR: No entanto, o embaralhamento pode confundir o respondente em algumas situações. Em perguntas que envolvem escala, como frequência, concordância e satisfação/avaliação, não é aconselhável usar essa funcionalidade.

Embaralhamento em blocos de perguntas

Além de randomizar as opções de resposta, é possível classificar as questões em blocos:

Bloco unitário: em um questionário, randomiza todas as questões marcadas como blocos unitários. No exemplo acima, as questões 3 e 7 foram randomizadas.

Bloco sequencial: randomiza blocos de questões entre si, mantendo a ordem das questões dos blocos inalterada. No exemplo acima, os blocos de questões 1 a 3 (bloco 1), 4 a 6 (bloco 2), 7 a 9 (bloco 3) foram randomizados entre si.

Bloco de embaralhamento: randomiza de forma aleatória todas as questões dentro de um bloco. Neste exemplo, todas as questões de 1 a 9 foram randomizadas.

Bloco de rodízio: apresenta aleatoriamente apenas uma questão de um bloco para o respondente. No exemplo, apenas uma questão das 9 que estão no bloco aparecerá por respondente. Somente a questão 4 ficará visível para o respondente; as demais não aparecerão.

Nesse artigo, explicamos com um passo a passo, como utilizar o recurso de embaralhamento de blocos.

Encontrou sua resposta?