Como funciona o Ranqueamento

Nesse tipo de pergunta, o respondente ordena os fatores de acordo com um parâmetro, que pode ser em função da sua preferência, grau de importância ou outro critério que é determinado no questionário. Ela permite compreender valores relativos, mas não demonstra o grau de diferença entre as alternativas.

Qual a diferença entre Ranqueamento e Matriz

A diferença entre Ranqueamento e Matriz é bem simples: na primeira estamos criando um ranking, portanto, o número de alternativas deve ser igual ao número de linhas, assim quando o respondente escolher uma alternativa para determinada posição no ranking, não será possível selecionar essa mesma alternativa para outra posição. Já na Matriz, como não estamos ordenando os fatores, o número de alternativas não precisa coincidir com o número de linhas, logo o respondente pode escolher a mesma alternativa para diferentes linhas.

Como formatar uma pergunta de Ranqueamento

1. Na página de Edição de Questionário, selecione o formato Ranqueamento.

2. Logo abaixo, escreva o enunciado da pergunta.

3. Preencha as Linhas com a numeração do ranking.

4. Preencha as Alternativas com os fatores que serão ordenados em ranking.

5. Para adicionar mais uma Linha ou Alternativa basta clicar no botão em formato de +.

6. Para testar a pergunta e ver como o ranqueamento funciona, clique em Encolher (ícone em forma de seta, ao lado da lixeira), localizado no canto direito do enunciado da questão, em seguida, no menu superior, clique em Pré-visualizar.

Veja exemplo abaixo:

No vídeo abaixo também explicamos como fazer essa formatação:

Para conhecer os outros tipos de questões que disponibilizamos e ter ideias de como estruturar o seu questionário, acesse o artigo Quais são os formatos de perguntas disponíveis.

Encontrou sua resposta?