Depois de elaborar as perguntas do seu questionário, é a hora de incluir lógica. Neste artigo, explicamos como usar lógica de exibição com a combinação de regras mais simples E e OU.

Combinação de regras de exibição E SE e OU SE

Vamos começar falando um pouco sobre a opção E SE.

E SE: Lógica de codificação para inclusão de quebras ou parênteses. Por exemplo, queremos saber quem:(Assistiu televisão E ouviu rádio) E SE (possui a marca X OU marca Y)

O respondente que buscamos precisa necessariamente ter declarado assistir televisão E ouvido rádio E também ter declarado possuir a marca X OU marca Y.

  • Caso ele não tenha utilizado ambos meios de comunicação, ele não será contabilizado.
  • E caso não possua uma das duas marcas, também não será contabilizado.

Caso utilizássemos E em vez de E SE nossa plataforma entenderia que todas as 4 opções de respostas estão vinculadas em um mesmo nível, portanto seu respondente deve necessariamente ter declarado assistir televisão, ouvir rádio e possuir a marca X OU somente ter declarado possuir a marca Y (independente se o usuário declarou ou não assistir televisão ou ouvir rádio).

Ao utilizarmos o E SE, o sistema cria um parênteses entre as opções de resposta: (Assistiu televisão E ouviu rádio) E SE (possui a marca X OU marca Y). Assim, o OU entre as marcas X e Y são referentes somente a esse parênteses.

Para fechar, vamos falar sobre a opção OU SE, que tem a mesma lógica de parênteses do E SE.

OU SE: o OU SE segue a mesma lógica de parênteses do E SE, porém com uma abrangência maior. Por exemplo, queremos saber quem: (Assistiu televisão E ouviu rádio) OU SE (possui a marca X OU marca Y).

O respondente que buscamos precisa necessariamente ter declarado assistir televisão E ouvido rádio OU ter declarado possuir a marca X ou marca Y.

  • Quem respondeu que assistiu televisão e ouviu rádio está sendo contabilizado.
  • Quem somente declarou possuir a marca X ou marca Y, mas não acessou os meios de comunicação também está sendo contabilizado.

Atenção!

Depois de colocar as lógicas de exibição, clique em Fluxo no menu superior para ter uma visualização geral.

Recomendamos priorizar as lógicas de exibição ao invés das lógicas de pulo, por serem mais simples e intuitivas tanto para elaborar o questionário quanto para revisar.

Caso você utilize o Painel de Respondentes MeSeems para coletar as respostas da sua pesquisa e, precise de um perfil avançado de respondentes como por exemplo: consumidores de cerveja. Nesse caso, não será necessário inserir no questionário a questão "Você consome cerveja?" e colocar lógicas para as respostas Sim e Não, pois o painel selecionará apenas respondentes que consomem cervejas, descartando perfis que não fazem parte da amostra que você deseja. Nesse artigo, disponível no blog da MindMiners, explicamos como funciona a seleção dos perfis avançados no Painel MeSeems.

Encontrou sua resposta?